Seguro Viagem Pix 1

Praia e Trilha da Tainha em Bombinhas

praia da tainha

No passeio de hoje fizemos a Trilha da Tainha. Para se chegar nesse trilha existem duas formas, vem comigo que eu vou te explicar.

Fizemos ela com um grupo de trilhas de Bombinhas, nada de pagar valores astronômicos é tudo 0800, a galera se reuni em um ponto de encontro e vai trilhar.

Vem ver…

Início da Trilha da Tainha

entrada morro • Rota dos Viajantes

O nosso ponto de encontro foi no morro do macaco às 09:00 da manhã. Saímos por volta das 09:20. Logo no início da trilha encontramos uma bifurcação onde para o lado esquerdo está a trilha para o morro do macaco e a nossa trilha a direita.

A trilha da Tainha é diferente da trilha do morro do macaco, não tem demarcações a cada 100 metros e a sinalização quase não existe.

divisa entre trilhas • Rota dos Viajantes

Porém, no geral conseguimos ver o caminho a maior parte do tempo, contudo é notável que ela recebe menos atenção do que a trilha do morro do macaco, que é a grande atração do local.

Ela em sua maior parte é feita dentro da mata, onde em alguns momentos fica mais aberta e em outros mais fechada. Não existem muitos pontos de subida, no geral ela é uma trilha plana, porém não se engane achando que é ela é fácil.

Mirante

Em uma parte mais aberta da trilha, existe um pequeno ponto de subida onde encontramos um mirante, que conseguimos avistar a cidade de Bombinhas no horizonte e também as praias de Mariscal, Canto Grande e Conceição.

mirante • Rota dos Viajantes

Caverna

Encontramos várias formações rochosas no caminho e também uma caverna feita no encontro de várias rochas. E em alguns pontos a trilha é feita pela rocha, então é necessário encontrar um ponto de apoio na descida.

Mais a frente da caverna temos uma parte de descida bem íngreme que na minha opinião foi a parte mais difícil e que requer mais cuidado.

Logo na descida encontramos placa que indica o caminho da descida para a praia da d’Aguada.

Praia d’Aguada

praia da aguada • Rota dos Viajantes

Estávamos com sorte, pois só é possível ver a praia e descer até ela se a maré estiver baixa e nós conseguimos. Aproveitamos bastante a praia, tiramos várias fotos e ainda fazemos um lanchinho.

praia daguada • Rota dos Viajantes

É uma praia que vale a pena conferir se a maré estiver baixa, pois se não for por trilha, só consegue acessa-la por meio de barco.

Fim da Trilha

Passada a praia andamos cerca de mais 10 minutos e chegamos ao fim da trilha. Nesse ponto chegamos a estrada que vem do Mirante 360°, ali pegamos a direita para chegar a praia da Tainha.

fim da trilha • Rota dos Viajantes

Então se você estiver na estrada do mirante 360° consegue acessar a trilha da tainha nesse ponto. Pois há um portal que demarca o início da trilha ali.

Praia da Tainha

Descendo a estrada seguimos as placas de sinalização para praia da Tainha que fica em uma rua a esquerda.

Ao chegarmos ficamos surpresos com o visual da praia, muito linda e com um mar de tirar o folego de tão azul.

praia da tainha • Rota dos Viajantes

Essa praia já se tornou a minha favorita em Bombinhas, pois as águas dela são bem tranquilas, quase não formam ondas. Mas caso você visite se prepare ela é muito gelada!

Nesse dia, também recebemos a graça de terem aparecido baleias que ficaram um bom tempo se mostrando na praia. Uma pena que não conseguimos registrar com a câmera.

Infraestrutura

Desde o início da rua que desde para a praia já encontramos alguns bares e restaurantes.

E na praia temos uma boa infraestrutura de bares e comida regional, alguns oferecem cadeiras e mesas para os visitantes. Não chegamos a almoçar nessa praia então não sei como são os preços.

Retornando

Depois de passar um tempo na praia, arrumamos nossas coisas e retornamos. Pegamos a mesma trilha da ida na volta, porém fomos sem parar tanto.

Na volta demos uma pequena parada na praia d’ Aguada e já não era possível vê-la. A maré já estava cheia.

O trajeto

Foram cerca de 2 horas para chegar na praia da Tainha e apenas 1 hora para sair da praia e estar novamente no carro. A trilha tem cerca de 2km de extensão ida e mais 2km de volta.

divisa entre trilhas 1 • Rota dos Viajantes

Demoramos bastante na ida, pois como estávamos em grupo, então de vez em quando parávamos para descansar, tirar fotos e também para fazer o lanche. A volta foi muito mais rápida.

Devo dizer que é possível fazer o trajeto inteiro em apenas um manhã com bastante calma e aproveitando com tranquilidade.

Então a trilha de hoje é a da Tainha, onde podemos ver e aproveitar um pouco de uma praia que só é possível ver na maré baixa, que a praia d’Aguada e ao final fomos contemplados com a Beleza da Praia da Tainha.

Agradeço a toda a turma que foi conosco nessa aventura. E ao Sergio que fez belas imagens da turma e do local de drone.

Gostou desse conteúdo? Deixa seu comentário.

Confere também o vídeo que fizemos dessa trilha

Seguro Viagem Geral 1

Conteúdos Relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *