Seguro Viagem Pix 1

Aplicativo de Meditação – Vale a pena Pagar pelo Meditopia?

O Meditopia entrou na minha vida quando tomei a decisão de reservar um tempo só para mim, para iniciar o dia com mais energia e disposição.

Isso aconteceu lá em 2019 então desde lá venho acompanhando a evolução do aplicativo. Descobri ele pesquisando na app store e baixei por que estava bem avaliado.

Já testei outros aplicativos de meditação como Calm e Headspace, mas sempre acabo voltando para o Meditopia, então acho bacana compartilhar com vocês o que eu acho mais interessante do aplicativo.

Irei percorrer algumas telas do aplicativo com o intuito de ajudar quem está começando ao mesmo tempo que ressalto algumas das funções que me fazem gostar tanto de usa-lo.

Principais Funções do Meditopia

Depois de fazer o login com usuário e senha para acessar o app você verá esse menu principal, onde poderá navegar pelos vários ícones e atalhos que levam para as meditações no aplicativo.

A motivação semanal aparecerá em destaque, até mesmo por que ela é uma novidade no app.

Não é uma meditação, e sim um pequeno texto e que pode ser escutado ou simplesmente lido. A cada semana um tema diferente é abordado.

No acesso rápido você terá alguns atalhos para a Inspiração Diária, que contém uma frase e um pequeno texto.

O respire, uma ferramenta muito bacana para treinar a respiração mais profunda, ela te guia para inspirar, segurar e soltar.

No cartão sons da natureza, você encontrará melodias com sons da natureza como: ondas do mar, lareira, vento, chuva, etc.

No tome nota você pode utilizar o bloco de anotações dentro do aplicativo para escrever seus pensamentos e aprendizados. Você é convidado a escrever como está se sentido a cada dia e expressar seus sentimentos através de hashtags.

Outros Menus do Meditopia

Ao passar para o lado você encontrar a meditação diária, que todos os dias apresenta um tema diferente.

E também as outras meditações com temas variados, algumas são únicas ou você pode ser direcionado para uma playlist com várias que abordam a mesma temática.

A barra branca abaixo do tema demonstra como está a sua evolução na série, assim que você tem uma ideia do quanto progrediu.

Ao rolar a barra no menu principal vai encontrar mais meditações que é uma espécie de resumo das outras abas que virão a seguir.

Descubra – Biblioteca de Meditações no Aplicativo

No menu descubra você vai encontra toda a biblioteca de meditações do Meditopia, com os mais variados temas como: amor próprio, propósito de vida, expectativas, relacionamentos, primeiros passos, coleções, etc.

As coleções são séries temáticas, o que acho mais interessante nessa parte é que as séries novas ficam identificadas pela etiqueta roxa, então fica fácil encontrar os conteúdos novos.

Ainda dentro do Descubra existe o menu Comece Agora para algumas situações mais especificas, como meditações de curtíssima duração (de 1 minuto e 3 minutos), temas variados como gratidão, aceitação, síndrome de segunda-feira, etc.

Quando comecei a usar o aplicativo essa parte tinha pouca coisa, mas o catálogo foi se expandido nos últimos tempos.

Ainda no menu Descubra existe a aba do Blog, o mais interessante é que todos os posts também tem versões narradas, que facilita quando dá aquela preguiça de ler.

Lembrando que esse benefício só vale para o aplicativo e em versão paga.

No site do Meditopia você também pode encontrar o blog, com os mesmos textos, mas não tem os áudios.

Sono – Meditações para Dormir

Na aba Sono como o nome já deixa claro vamos encontrar meditações, histórias tudo para tornar o ritual do sono mais tranquilo.

Não é uma parte que utilizo com muita frequência, mas sei que tem muita gente que gosta e utiliza.

O legal que o aplicativo sempre está adicionando conteúdo novo, tanto para adultos quanto para crianças.

Músicas para Meditar

Nesse menu você também encontra uma seleção de músicas relaxantes para escutar a qualquer momento. Também é uma parte do app que utilizo pouco, mas existe uma ampla coleção.

Desafio do Momento de Meditação

A grande novidade trazida pelo aplicativo nos últimos tempos foram os desafios. Até agora fiz 4 dos que estão disponíveis.

Os desafios são temáticos, exemplo: comece a meditar em 30 dias, uma pausa consciente no home office, 21 dias de atenção plena, etc.

Ao entrar em desafio você terá um áudio de introdução sobre a temática, a meditação, um texto para ler e uma atividade para fazer imediatamente depois da meditação ou no decorrer do dia. Você só pode participar de um desafio por vez.

Achei uma grande sacada essa modalidade, pois não precisamos ficar escolhendo entre centenas de meditações, escolhemos apenas o tema e vamos direto ao desafio.

Existem também os desafios pessoais onde o app te desafia a meditar uma quantidade de dias seguidos e conforme você evolui novos desafios são desbloqueados.

E como é a experiência da meditação?

Todas as meditações são guiadas e tem uma variação entre 1 minuto a 30 minutos. A nossa guia é a Rosa Frazão, que tem uma voz suave e nos conduz tranquilamente.

Juntamente com a voz da Rosa, você ainda pode selecionar se quer ouvir outros sons da natureza, eu particularmente gosto muito das músicas Curiango e da Autodescoberta, que são suaves e não interferem muito na voz.

Ainda na parte da meditação você pode baixar as meditações para escutar offline (clicando na setinha), salva-las nas suas favoritas e também compartilha-las com seus amigos.

Meditação Guiada

Todas as meditações tem um momento inicial onde é introduzido o tema e dado um tempo para você se arrumar e chegar na meditação.

Depois que o tema introduzido há um  período que o foco é alguma técnica meditativa como body scan, foco na respiração ou em alguma parte do corpo, ao final é finalizado o tema.

Todo o processo é conduzido com muita leveza e tranquilidade.

Ao final você recebe o resumo do seu progresso até ali.

Uma frase de motivação, que pode ser compartilhada nas redes sociais, uma avaliação da sua experiência e também há a possibilidade de você fazer anotações no seu bloco de notas.

Esses pequenos atalhos tornam o processo de meditar muito prático e intuitivo. É perceptível que o app se preocupou com vários detalhes que melhoram a experiência.

Mas, vale a pena pagar pelo Aplicativo Meditopia?

No aplicativo temos muitas meditações guiadas ou mais silenciosas, músicas e ferramentas de promoção do bem-estar.

Percebo a preocupação do aplicativo em abranger qualquer perfil de pessoa, desde aquele que quer apenas manter o seu bem estar até aquelas pessoas que sofrem de ansiedade, depressão e estresse.

A minha avaliação do aplicativo é que vale a pena experimentar antes de pagar a assinatura, inclusive vou deixar um link para você testar por 30 dias.


Na opinião vale a pena pagar o plano anual, principalmente se você tem a intenção de começar e manter o hábito de meditar.

Com o passar do tempo você consegue notar sua evolução no seu dia a dia. A mente se torna mais clara, você começa a lidar com as situações com a mente mais aberta e flexível.

Se mantiver o hábito de meditar vai avançar com certeza de uma prática de 3 minutos até mais de 30 minutos dentro de pouco tempo.

Além da evolução da sua auto percepção, o aplicativo trás algumas métricas para você acompanhar sua evolução.


Então é um investimento na própria saúde e bem-estar.

Esse post não foi patrocinado, mas por ser um aplicativo que faz parte do meu dia a dia, sempre recomendo e gosto muito.

Pontos de melhorias

  • Ter mais cuidado com as traduções dos textos, já encontrei diversos erros de digitação.
  • Alguns ícones não seguem o mesmo padrão que os outros, mesmo sendo da mesma categoria. Creio que seja só mesmo um problema de revisão, que não atrapalha a navegação, apenas esteticamente destoa do restante.

Depois de todas as funções que você viu acha que vale a pena? Me conta aí nos comentários.

Seguro Viagem Geral 1

Você também pode gostar…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *