Trilha de Quatro Ilhas até a Praia do Retiro dos Padres

Fizemos essa trilha saindo da praia de Quatro Ilhas até a praia do Retiro dos Padres  em Bombinhas, junto com o grupo de trilhas que já comentei aqui no blog.

Se você não viu confere a Trilha da Tainha que fizemos com eles.

O nosso ponto de encontro foi na praça de 4 ilhas, saímos por volta das 9:20 e foram mais ou menos de 3 horas e 20 minutos para realizar todo o trajeto de quase 6 km. Tivemos um ganho de elevação 293 metros de altitude.

É claro ficamos uma parte do tempo parados para tirar fotos, contemplar a natureza e também fazer um lanchinho.

de 4 ilhas até o retiro dos padres Encontro na praça de 4 ilhas

Direções para chegar na Trilha

Saindo da praça de quatro ilhas pegamos a rua Anhantomirim a esquerda.

Não dobramos na rua ilha Bela, passamos direto pegando um caminho até um beco entre 2 terrenos, é apenas uma escadaria de terra bem rústica mesmo, então entramos a direita na rua tilápia, e viramos a esquerda por dentro do terreno da pousada do Arvoredo de Bombinhas e voltamos para a rua tilápia.

Dobramos na primeira rua a direita após uma pousada chamada vila Navegante no final dessa rua chegamos a uma pequena trilha com um mato meio alto na rua ubarana.

Atrativos da Trilha de Quatro Ilhas para a praia do Retiro dos Padres

Próximo a entrada da trilha temos um mirante que tem a visão para toda a praia de quatro ilhas. Lá além da belíssima visão tem um banquinho para recuperar o folego.

Recuperados continuamos por dentro da mata buscando chegar na Pedra de 4 ilhas, essa pedra é possível ver lá da pracinha que foi nosso ponto de saída. Ali temos outra visão de Bombinhas oposta ao que temos no Morro do Macaco. Fizemos mais uma parada, porque ali todo mundo queria tirar fotos e admirar a paisagem.

Nesse ponto decidimos ir até o dedo de Deus, que não estava nos planos. Quando chegamos ao lá, resolvemos fazer uma parada maior, para o lanche.

A paisagem do Dedo de Deus espetacular ali existem algumas pedras no local e o mar fica chicoteando elas. Que torna a visão ainda mais interessante.

Ainda na trilha há uma Pedra mais alta onde quem tem muita coragem consegue tirar boas fotos.

Depois de alimentados, saímos em direção ao Retiro dos Padres, lá iria se concluir o nosso roteiro.

Em um caminho alternativo – que não tinha saída – passamos por um local mais aberto na trilha, onde era possível ver o mar e também a praia do Retiro dos padres.

Voltando a trilha principal tivemos a oportunidade de parar na pedra do retiro, mas acabamos passando direto, mas queremos fazer essa pedra ainda.

Já na trilha que vai dar na praia do retiro dos padres haviam algumas pedras bem próximas ao mar, precisa sair do caminho principal e fazer uma pequena descida, a direita. O lugar é lindo.

Então chegamos final do nosso percurso na praia do Retiro dos Padres, que é linda por si só.

Detalhes da Trilha

Logo de início a trilha já começa em uma parte bem íngreme e com um mato meio alto.

A maior parte do tempo é possível ver a trilha, ela é na sua grande maioria reta. Mas em alguns pontos somente quem já fez a trilha saberia que por ali seria o caminho.

Considero a trilha de média para difícil, pois ela fica boa parte em mato mais fechado e com muitas subidas íngremes. Então não recomendo para qualquer pessoa.

Na parte que pegamos para o dedo de Deus encontramos algumas ramificações que nos deixaram meio perdidos, mas no fim chegamos onde queríamos.

Recomendações

Para quem quer fazer essa trilha é importante ficar atento a essas recomendações:

  • Vá com roupas leves, porém recomendo calça e blusas de manga, pois o mato em alguns pontos é bem fechado e podem haver mosquitos;
  • Leve água e um lanche, pois a trilha é longa, mais de 3 horas;
  • Tire uma manhã ou tarde para fazer essa trilha;
  • Se for a primeira vez, melhor ir com alguém que conheça o caminho;
  • Verifique seu nível de condicionamento físico é compatível com a trilha.

Seguindo essas recomendações a sua experiência vai ser tão boa quanto a nossa. Que foi incrível! Valeu a pena, até mesmo porque elevamos o nosso nível de condicionamento e conhecimento sobre a região.

Confere também o vídeo que fizemos dessa trilha

Gostou da Trilha de Quatro Ilhas até a praia do Retiro dos Padres? Ajudou? Deixa seu comentário, é um prazer receber seu feedback.

Seguro Viagem Geral 1

Você também pode gostar…

Aventuras ao Ar Livre em Urubici

Aventuras ao Ar Livre em Urubici

Descubra as melhores aventuras ao ar livre em Urubici! Trilhas, cachoeiras, escalada, passeios a cavalo e muito mais. Explore a natureza da Serra Catarinense.

A Melhor Época para Visitar Urubici

A Melhor Época para Visitar Urubici

Saiba qual é a melhor época para visitar Urubici e aproveite ao máximo suas atrações. Verão, outono, inverno ou primavera – descubra o que fazer em cada estação!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *