Dicas para se Hospedar em um Airbnb

Casa Siewert em Pomerode

Poder alugar uma casa ou um apartamento próximo aos principais pontos turísticos, a um preço convidativo é o sonho de todo viajante. E graças ao Airbnb isso se tornou possível e através dele conseguimos ter a experiência do que é viver como um local (mesmo que por pouco tempo).

Alugar pelo Airbnb se tornou comum nos últimos anos e algo até automático. Temos alugado apartamentos e casas através dessa ferramenta já faz alguns anos e durante esse período acumulamos algumas dicas e experiências que que podem ser úteis a outras pessoas.

Itens de Consumo

Muitos viajantes adquirem produtos e acabam deixando na hospedagem, assim outros viajantes também podem usar. A dica é, antes de sair para comprar, verificar se existem itens de consumo disponíveis para que você não precise adquirir como por exemplo sal, coador, café, óleo, sabão em pó, etc.

Sobre esse ponto vale também o bom senso, já chegamos em uma casa onde os armários estavam cheios de comida, temperos e muitos itens que usamos no dia a dia.

Inicialmente não entendemos bem o porquê, então chegamos a conclusão que o Anfitrião de fato mora ali e deixou a casa para aluguel apenas por aquele período.

Então nesse caso não utilizamos as coisas deles e sim os itens que adquirimos no mercado.

Também existem anfitriões que fazem o contrário, não deixam nenhum desses itens na casa ou apartamento, normalmente acabam deixando apenas os utensílios de cozinha.

O pulo do gato é perguntar do Host se há algum item de consumo disponível e se podem ser utilizados.

Equipamentos

Em algumas regiões as pessoas não tem costume de ter ar-condicionado ou ventiladores disponíveis, por isso nos seus anúncios acabam não deixando claro se existem ou não tais equipamentos.

Por esse motivo sempre é bom perguntar antes de alugar, se existem equipamentos e se estão disponíveis para todos os cômodos.

Para nós ter algum tipo de ventilação é importante, então estamos sempre procurando isso nos anúncios.

Tivemos a experiência de estar em dois casais e de alugar uma casa, porém não prestamos atenção que apenas um cômodo tinha ar-condicionado e o outro não, e não existia nenhum tipo de ventilador disponível, inicialmente pensamos em solicitar, mas no fim percebemos que não era necessário o segundo quarto era bem ventilado e não atrapalhava o sono.

Também já tivemos a experiência de nos hospedar em Airbnb que não tinha ar-condicionado e nem ventilador, mas estava em um período de frio, apesar disso dentro do apartamento ficava abafado, então entramos em contato com o Anfitrião e solicitamos um ventilador. Ele prontamente nos atendeu e resolvemos a situação.

Além desses equipamentos é importante verificar a disponibilidade de dispositivos de calefação, e se você não tem costume de usa-los, melhor consultar o proprietário como fazer um bom uso.

Tivemos o conhecimento que um hóspede anterior a nossa chegada não fez bom uso de um aquecedor a combustão e quase colocou fogo na casa inteira.

Então vale a pena tomar cuidado com lareiras e outros, se não tem costume de usar.

Cuidado com as Grandes Avenidas e Aeroportos

Ficar próximo a eles podem ser um sonho ou um pesadelo de um viajante.

Estar perto de avenidas grandes e movimentadas facilita a locomoção contudo pode ser um problema na hora de dormir, o mesmo se aplica a ficar muito perto de aeroportos.

Já tivemos as duas experiências, onde a rua ao lado era tão barulhenta que impedia de que abríssemos a janela, então o apartamento ficava bem abafado, dessa forma a única solução que encontramos foi abrir a janela do banheiro que não ficava voltada para a rua principal.

Nos hospedamos também próximo ao aeroporto de Congonhas, e durante o dia era impossível dormir, pois o barulho de aviões descendo e subindo atrapalhava bastante.

Esse aeroporto interrompe as operações apenas das 23 horas as 06 da manhã, então o barulho da uma trégua. Por sorte passamos apenas uma noite, não recomendo para ninguém.

Nesses casos vale a pena colocar na balança se é melhor ficar no centro da muvuca ou se é melhor ficar em um lugar mais tranquilo e silencioso.

O que é o Básico em um Airbnb?

Quando pensamos em hospedagem, acabamos esperando que esses itens estejam inclusos, principalmente se tratando de uma hospedagem em um Airbnb, o básico seriam alguns itens como roupas de cama e banho, sabonetes, papel higiênico, etc.

Nos anúncios é importante prestar atenção e abaixo deixo alguns exemplos para facilitar a visualização.

Na primeira imagem vemos que os itens estão disponíveis e não precisamos nos preocupar, já na segunda não está disponível nada – o problema é que se não soubermos que é o básico não temos nem como providenciar.

Então depois de algumas experiências de não ter o básico disponível, resolvemos colocar esse requisito como divisor de águas se escolhemos ou não aquela hospedagem.

Alguns lugares não deixam disponíveis os itens básicos, mas eles podem ser alugados por um valor a parte. Quando temos dúvidas perguntamos antes da reserva.

Além do Básico

Alguns anfitriões disponibilizam outras comodidades como vagas de estacionamento, wi-fi, Netflix, TV a cabo, Amazon Prime, etc.

Verifique a disponibilidade no momento da chegada, isso ajuda você a aproveitar a sua hospedagem ao máximo.

Muitos hosts deixam instruções como utilizar as comodidades no próprio apartamento, além de deixar também as regras da casa. Procure por uma instrução ou quadro com essas informações. Já ficamos em uma casa que precisávamos dar comida para o peixe e como faríamos isso estava escrito no quadro de informações.

Estamos todos preocupados com o momento atual e queremos ter a certeza que escolhemos ficar em um lugar que zela pela saúde de seus visitantes.

Medidas Anti Covid-19

O Airbnb tem uma página que oferece instruções de como os Anfitriões devem proceder durante esse período de pandemia, em se tratando de requisitos de saúde e segurança.

Então preste atenção nos ambientes, verificando se estão limpos e em boas condições de uso, caso não esteja satisfeito entre em contato com o Anfitrião a maioria deles se mostra muito solicito em resolver os problemas.

Ajudando outros Hóspedes

Ao deixar a hospedagem no Airbnb você pode avaliar o local, que ajuda bastante a outros visitantes que estão buscando acomodações.

Procure avaliar a hospedagem de forma sincera e relevante. Essa pequena atitude ajuda outros hóspedes e o anfitrião a melhorar sua experiência. O Airbnb está sempre analisando se os anúncios estão correspondendo a expectativa dos hospedes.

Também antes da reserva utilize a experiência de outras pessoas para decidir ficar ou não naquele espaço.

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário e nos siga no Instagram.

Seguro Viagem Geral 1

Você também pode gostar…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *